513d095fe0654_1-300x199

As aparências enganam

As aparências enganam e trazem junto suas armadilhas, Será que as aparências enganam facilmente? Um dos assuntos mais presentes no dia a dia e que carrega uma carga muito forte é o valor que a aparência tem modifica relações e comportamentos. Muitos se questionam o que realmente deve ser levado em consideração: a aparência ou o que está por dentro das pessoas e das coisas em geral?

E assim muitas vezes os olhos enganam e não deixam enxergar o que de fato é bom ou ruim. Às vezes nos deixamos enganar por uma bela embalagem de presente, sem saber o que há por dentro. Quem nunca sentiu brilho nos olhos ao receber uma caixa grande com um belo laço vermelho? Ou ao receber uma caixinha modesta não se empolgou na mesma medida? Os nossos sentidos, então, muitas vezes nos fazem avaliar a embalagem positivamente, sem antes analisarmos o conteúdo.

A impressão que se tem das pessoas vai pelo mesmo caminho. A própria sociedade, com o estabelecimento dos estereótipos e de comportamentos a serem seguidos como um padrão, estimulam a valorização das aparências. “Vivemos em uma sociedade em que ter é mais importante que ser. Um exemplo é a ênfase cada vez maior na beleza e estética com uso desenfreado de cirurgias plásticas e dietas radicais inclusive entre jovens”, aponta a psicóloga clínica e terapeuta de casal e família da PUC/RJ Viviane Lajter Segal.