HIPNOSE-288x300

Verdades e Mitos sobre a Hipnose

POSSO SER HIPNOTIZADO CONTRA MINHA VONTADE?

A hipnose de palco tem criado a ilusão de que o hipnólogo tem poderes para isso, mas isso é inexistente. O hipnoterapeuta só pode induzir o estado de hipnose, com seu concentimento e colaboração. Você decide seguir as sugestões de entrar no estado de profundo relaxamento mental e físico. Se durante o processo desejar abrir os olhos ou falar, poderá faze-lo.naturalmente o hipnotizador deve ter o devido conhecimento e a força mental necessária à concentração no momento certo, mas isso não é suficiente, já que para que aconteça a hipnose existe a necessidade de um campo de interação e confiança, denominado “rapport”.

TODA HIPNOSE É AUTO-HIPNOSE?

Desde o início da sessão você escolhe aceitar as sugestões do hipnoterapeuta para permitir a entrada no estado de hipnose. é você que tem o controle da sua mente

O HIPNOTIZADOR CONTROLA O DESEJO DO PACIENTE?

Nenhum paciente hipnotizado faz aquilo que seja contra seus princípios, crenças ou ética, ou seja, ele só é capaz de fazer aquilo que considera inofensivo e, mesmo assim, se desejar.

PODE-SE TORNAR DEPENDENTE DA HIPNOSE?

Não existe qualquer tipo de dependência na hipnose.

A PESSOA PODE NÃO VOLTAR DO TRANSE, FICAR PRESA NELE?

Não é possível ficar preso ao transe. O transe profundo leva ao sono que, como qualquer sono, dura até o momento de acordar, que é natural a cada indivíduo.

A PESSOA FICA INCONSCIENTE EM TRANSE?

A hipnose é um estado de consciência, você tem memórias da sessão, e tem controle acerca do que pensa, diz e ouve. Se não concordar com o terapeuta, abre os olhos e interrompe a sessão.

 HIPNOSE É TERAPIA?

Embora a hipnose tenha a facilidade de trazer alívio e paz, o que já serve para curar uma série de angústias e ansiedades, ela é apenas uma ferramenta utilizada nas terapias. A hipnose em si não é uma terapia. A hipnose é uma poderosa ferramenta quando aplicada à terapia ajudando na obtenção de resultados bastante satisfatórios.

O HIPNOTIZADO REVELA SEUS SEGREDOS DURANTE O TRANSE?

O hipnotizado só fala aquilo que deseja. Ele terá oportunidade de lembrar de coisas há muito esquecidas, o que chamamos de hiperamnésia, mas só falará se achar seguro.

E SE HOUVER A AUSÊNCIA DO HIPNOTIZADOR DURANTE O TRANSE?

Ao deixar de ouvir a voz do hipnotizador o paciente interrompe o transe induzido ou pode até continuar mais um pouco, mas desperta em seguida. O transe pode se transformar em sono e, se assim for, o paciente acordará normalmente depois de haver descansado um pouco.